Sobre o Jardim Sensorial






O Jardim Sensorial do CEAPLA- Centro de Análise e Planejamento Ambiental/IGCE/UNESP de Rio Claro SP foi inaugurado em 14 de dezembro de 2016. Suas obras tiveram início em agosto de 2016, e seu planejamento, em 2015. Contou com a colaboração voluntária de muitos estudantes da Unesp, de vários cursos e, também, de pessoas da comunidade que simpatizaram com a ideia e fizeram questão de vir ajudar, além do trabalho em equipe de setores como CEAPLA, Serviços Gerais, Departamentos do IGCE e IB. O JS contou com financiamento da PROEX/UNESP, por meio do Projeto PDI – Unidades Auxiliares (Edital 003/2016 – PROEX – PDI/2016).
Alguns materiais empregados na formação do jardim, como pneus, terra e madeiras, foram doados. Nenhuma madeira nova foi comprada: todo o madeiramento da pérgola e pallets foi doado pelo Prof. Dr. Luiz Augusto Normanha Lima (Depto. de Educação Física/IB/UNESP), assim como o serviço de carpintaria da pérgola. Os pneus foram obtidos junto ao Aterro Municipal de Rio Claro e a terra para plantio foi doada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Claro.
A idealização do projeto é de Vânia Bordotti, Ecóloga e Analista de Planejamento da Prefeitura Municipal de Rio Claro, com prestação de serviços no CEAPLA desde 2011, através do Convênio existente entre CEAPLA e Prefeitura Municipal de Rio Claro SP.

O que é um Jardim Sensorial?
Um Jardim Sensorial, além de ser um espaço que oferece bem-estar e lazer, é um ambiente composto por boa variedade de plantas e estruturado com o propósito de oferecer, aos visitantes, estímulo aos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição), uma vez que permite às pessoas tocarem nas plantas para sentir suas texturas, formas e aromas. É destinado à comunidade em geral e, também, às pessoas com limitações físicas (pessoas cegas, com baixa visão e cadeirantes). Os canteiros são elevados do chão para proporcionar o toque ao alcance das mãos e a passarela é de cimento com largura de 1,20 m para possibilitar a passagem de um cadeirante e seu acompanhante (ABNT 9050/2015).

Fonte: acervo CEAPLA/2017.

Localização:
O Jardim Sensorial (JS) do CEAPLA está localizado em uma área adjacente ao seu prédio, no Campus de Rio Claro SP.


Fonte: Wellington Salla.
  

Os canteiros têm o formato de duas espirais compostas por 386 pneus enfileirados nesse formato. A primeira espiral possui 79 vasos de pneus e a segunda, 49.

Fonte: Wellington Salla.

Ao entrar no JS, em sentido anti-horário, o visitante observa e toca nas plantas do canteiro à direita, até chegar no centro, onde se localiza a fonte d'água. A partir desse ponto, o visitante é direcionado, naturalmente, a caminhar em sentido horário e, então, tocará no canteiro à esquerda, até terminar a espiral.

Os Canteiros dos Sentidos
Os canteiros estão organizados de acordo com o sentido a ser estimulado. Portanto, cada conjunto de vasos visa estimular:


  • a VISÃO, com flores coloridas



Fonte: acervo CEAPLA/2017.


  • o OLFATO, com ervas aromáticas

Fonte: acervo CEAPLA/2017.

  • o TATO, com plantas de formatos e texturas diferentes e também a fonte d´água
Fonte: acervo CEAPLA/2017.


  • o PALADAR, com ervas comestíveis, em sua maioria temperos
  • a AUDIÇÃO, cujo estímulo é oferecido em pontos diferentes do jardim, pelos sons da água da fonte, do pequeno sino na entrada da pérgola, dos pássaros presentes na área e do ato de caminhar sobre as diferentes texturas da Trilha Sensorial dos Pés.
Fonte: acervo CEAPLA/2017.

A Trilha Sensorial dos Pés
Ao terminar o passeio pela espiral, o visitante chega na área da pérgola. Neste local, terá a opção de permanecer caminhando pela passarela de concreto ou, então, caminhar descalço pela Trilha Sensorial dos Pés, onde estão depositadas texturas diferentes para serem sentidas com os pés. Para as pessoas impedidas de caminhar (por limitações físicas), ou que não quiserem caminhar descalças, essas diferentes texturas estão dispostas também em pneus, à esquerda da passarela de concreto, ao alcance das mãos.
 Fonte: acervo CEAPLA/2017.


Fonte: acervo CEAPLA/2017.

Venham nos visitar!
Para agendar uma visita no Jardim Sensorial, é preciso preencher a Ficha de Agendamento, disponível no link: http://igce.rc.unesp.br/#!/unidade-auxiliar/ceapla/agende-sua-visita/.
Pede-se que a ficha seja preenchida e enviada para o e-mail: sensorialceapla@gmail.com
Você pode, ainda, entrar em contato pelo telefone: (19) 3526 9431.

Fonte: acervo CEAPLA/2017.

 Para conhecer um pouco mais sobre nosso Jardim assista ao vídeo:


Teremos enorme prazer em recebê-los.
Venham desfrutar desse ambiente, respirem profundamente e aproveitem o Jardim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica do barbante - Educação Ambiental

Visita E.E. Prof. Roberto Garcia Losz